domingo, 22 de maio de 2011

O Impacto das Tecnologias Online no Contexto Educativo

O desenvolvimento das tecnologias online tem tido um grande impacto, na transição do milénio, em diferentes contextos socioculturais e económicos, mormente nos países desenvolvidos, invadindo empresas, entidades, lares… A familiarização e o acompanhamento do desenvolvimento da internet pela população, sobretudo das novas gerações, impulsionam, inexoravelmente, a emergência de novos saberes conceptuais, processuais e metacognitivos, de novos técnicos, de novos serviços, mesmo nas instituições mais tradicionais.
O contexto educativo não está à margem deste movimento emergente. Estudos diversos evidenciam, nos países desenvolvidos, a posse de computador pessoal e a utilização quotidiana da internet pela maioria da população estudantil e, por outro lado, o regime de aprendizagem online, através das novas tecnologias, tem sido uma prática crescente em diversas universidades internacionais, contribuindo para o sucesso, qualidade e prestígio de algumas delas.
Já existem estudos a contabilizar as vantagens e desvantagens da aprendizagem online, cuja evolução tem sido significativa, abrangendo quer as tecnologias utilizadas quer a organização pedagógica quer a aderência dos aprendentes. No entanto, a utilização da internet no contexto educativo não se esgota no regime de aprendizagem online. São inúmeras as ferramentas disponíveis, impulsionando novos desafios aos professores no desempenho de uma nova prática docente, caracterizada pela criatividade no tratamento dos temas e no desenvolvimento das competências cognitivas e sociais. Multiplicaram-se os meios e estes são uma realidade global que veio para ficar. Um facto cada vez mais prosaico. Com eles multiplicaram-se os estudos das boas práticas, orientando-as com mais acerto no contexto educativo. Saber utilizar eficazmente a impressão de texto, gráficos e vídeos, o software social (como o blog e o wiki) ou os dispositivos móveis são desafios inadiáveis para a comunidade educativa, na medida em que as vantagens já estão documentadas. A disponibilidade para esse processo evolutivo é imprescindível, não perdendo, no entanto, a visão do essencial no empenho para o sucesso pedagógico, por parte quer das organizações educativas quer dos docentes, lembrando a observação de Rovai e Barmum de que “a estrutura do curso e a pedagogia utilizada são sempre mais importantes do que o média usado.” (2003, como citado em Fahy, 2008, p.2)



Referência Bibliográfica:


Fahy, Patrick J. (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online, Athabasca University.

Nenhum comentário:

Postar um comentário